Crítica do Livro: "Eleanor & Park"


Oi amores, pessoas que odeiam ser chamadas de amores, nerds, intediados, programas de computador, etc.
Pois é, acabei Eleanor & Park mais rápido que imaginei, tinha me dado 4 dias e acabei em 2, agora tenho que achar outro livro e logo.
Estou muito triste por já tê-lo acabado e mais triste ainda por não conseguir alugar um livro sequer na biblioteca da escola, todos os que eu quero (tentei uns 5 ou 6 livros) estão emprestados ou ainda não foram registrados. Isso é um complô contra mim?

Não sei como distrai-los antes de lerem, já fui boa nisso, mas hoje em dia não kkkkkk Espero que tenha deixado vocês ansiosos pela crítica. Na moral, por que você não pulou e começou logo a ler? Eu sou irritante cara, vai ler logo a crítica que você ganha mais (um livro a mais na lista literária, com certeza).


Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Minha humilde opinião: Não imaginei que um livro conseguisse prender tanto uma pessoa, quase não comi, ou dormi, ou fui ao banheiro, simplesmente só pensava no livro e não fazia nada além de lê-lo, eu vivi mais esse livro do que qualquer outro.
Nunca tinha me visto de verdade em um personagem, uma vez ou outra eu pensava "nossa, tal personagem parece comigo", mas quando li esse livro de cara pensei em como parecia Eleanor, e no decorrer da leitura eu percebi como eu era idêntica a ela, não porque eu procurava semelhanças, muito pelo contrário, fiz de tudo para encontrar diferenças, mas além dela ser ruiva, usar alfinetes e ser gordinha, não achei diferença nenhuma diferença, a vida dela é a minha, a família dela é a minha, os problemas dela são os meus... Assim fica difícil não considerar esse o melhor livro que eu já li na vida.
Park é um amorzinho, não tem mais o que dizer dele.
Uma coisa interessante que percebi é que me perguntaram direto sobre o que era o livro e eu apenas consegui responder "é sobre a Eleanor e o Park oras", não tem como explicar esse livro melhor, ele aparentemente é uma crônica gigante, um cotidiano normal, um evento comum registrado, depois a vida segue, antes a vida seguia.
Achei o livro de uma doçura sabor baunilha, igual a Eleanor, doce feito baunilha, embora analisando a história eles não são doces, nem meigos, são adolescentes extrovertidos e inteligentes, maduros até, mas doces não, nem românticos. Isso foi completamente estranho pra mim quando eu acabei, analisando a história eu percebo que ela é completamente adolescente, intensa, punk, forte, marcante. Mas o jeito que a autora (e a tradutora, em sua escolha de palavras certas pra traduzir bem o livro) escreveu, pareceu tão doce e meigo, atingindo assim todos os tipos de adolescentes.
Peguei esse livro emprestado mas pretendo comprar um, pois pretendo reler e dar pra minha filha (quando eu tiver uma) ler também.
Resumindo, ele é bom, bem escrito, a trilha sonora é ótima (achei um site que tem a trilha sonora completa, clicando aqui) e eu super recomendo. Acho que tenho um novo livro preferido.

Tempo de leitura: 2 dias

 Foi isso galerinha, voltem sempre, comentem, sigam, vejam outros posts ou só fechem a guia... Espero que tenha sido legal, pra mim foi *u*

Beijos

5 comentários:

  1. Só ouço elogios a esse livro/autora. Não vejo a hora de ler! Cara, sua resenha só me deixou mais ansiosa hahaha ♥ Beijão!

    www.garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk sei como é isso de não conseguir emprestar livros, esses dias eu não consegui pegar nenhum que eu queria também (malditos alunos) kkkkk

    Mitas blogueiras que eu sigo realmente fervem para ter esse livro, mas confesso que foi você a primeira a fazer um resenha.
    Me parece ser bem legal esse livro, eu o compraria se já não tivesse gastado todo meu dinheiro com outro livro kkkkkk
    Irei procurar em pdf, apesar que eu não curto muito livros em pdf, mas fiquei com uma super vontade de ler...
    Ficou muito boa a resenha :3

    Beijos!

    http://umagarotanadaencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha visto ele, mais depois da sua critica fiquei curiosa pra ler o livro

    Beijoos *-*
    www.inspiracaofeminina.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me deixa tão curiosa *-----*
    http://sen-do-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quando virei a página e percerbi que o livro tinha acabado quase não acreditei. Queria mais, mas ao mesmo tempo gostei do final. A escrita da autora é muito boa e eu não vejo a hora de ler as outras obras dela. Não precisei nem pensar muito pra ter certeza de que esse seria um dos meus favoritos. Sem palavrar pra descrever meu amor por ele. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

QUER COMENTAR? Vou adorar ler e responder seu comentário... Mas antes, leia isso:

- Fale palavrões se quiser, são apenas modos de expressão
- Sem ofensa.
- Sem xingamento.
- Sem "to seguindo, segue de volta"
- Fale sobre o post.
- Deixe seu link. (opcional)

Se você não seguir essas regras, seu comentário não aparecerá aqui e não retribuirei a visita.

VOU RETRIBUIR A VISITA DE TODOS QUE SEGUIREM ESSAS REGRAS.

Obrigada...
Atenciosamente,
A garota que lê e responde os comentários (que por sinal é a mesma que posta nesse blog)