Uma Paixão de Escritor: Machado de Assis


Oi meus amores lindos e maravilhosos do meu coração!
Comecei esse post faz muito tempo, mas agora deu coragem de acabar, então vamos lá...

Bom, eu mesma nunca me interessei por Machado de Assis (me julguem),não sei por que.Tenho um pouco de preconceito com livros nacionais. Mas como terei que fazer um trabalho sobre Dom Casmurro no fim do ano, resolvi saber quem é o cara, saber como era a alma dele, a vida dele, os gostos dele, a história dele, se ele merece ser mais lembrado que Caio Fernando Abreu, coisas do tipo. Quero só conhece-lo.

Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, considerado como o maior nome da literatura nacional, não concordo mas é o que dizem, ele é apenas um dos melhores, só acho.
Bom, segundo a Wikipédia ele é carioca e tem segundo nome de mulher, tipo, cara, odeio esses segundos nomes do sexo oposto, como Maria José, Antônio Paula, parece que os pais não queriam um filho com esse sexo e colocaram o nome que queriam colocar, tipo, dane-se que ele é um menino, vou colocar Maria no nome dele. Não é revoltante? Por isso ele pegou o Machado de Assis como pseudomo.
Enfim, voltando ao Machado de Assis, ele veio de família pobre, e teve uma infância bem complicada. Era o maior pegador do século XIX, é ótimo saber as histórias de amor dos romancistas, Diz-se que Machado não era um homem bonito, mas era culto e elegante, e um escritor, legal e gente boa é muito melhor que um playboysinho bonitinho, na minha opinião.
Ele me lembra umas pessoas, muitas pessoas na verdade, inclusive eu, alma de artista, doce, carinhosa, mas que se apega muito fácil à um novo romance.
Os professores de literatura gostam de falar sobre ele porque ele simplesmente foi o maior nome do romancismo, e isso é tipo, incrível, tem como não sair com um cara que diz: "eae gata? Eu praticamente criei o romancismo". Ta, deixando a brincadeira de lado, não da pra não notar como ele é simplesmente apaixonante.
Ele foi jornalista por 7 anos no Diário do Rio de Janeiro.
Seu maior amor foi Carolina Augusta, ele mandava cartas a mesma, sempre assinando como "Machadinho", tem como não rir com o apelido?
"Sofreste tanto que até perdeste a consciência do teu império; estás pronta a obedecer; admiras-te de seres obedecida"
Estudiosos disseram que ele dizia varias vezes em suas cartas que beijava a esposa pensando em Carolina.
"Tu pertences ao pequeno número de mulheres que ainda sabem amar, sentir e pensar."
Esses trechos são das cartas que ele mandava à Caroline, o que acho injusto é que colocaram na internet algo tão pessoal dele, talvez não tenha sido certo depois que ele morrer colocar as cartas que ele trocava com a amante na internet.
Em 1987 ele apoiou a ABL, que é simplesmente a Academia Brasileira de Letras, com o objetivo de cultuar a cultura brasileira, porque todos sabemos que é mal valorizada desde aquela época.
E pra finalizar ele morreu com 69 anos, dia 29 de setembro de 1908.

Agora, vou colocar algumas frases escritas por ele.


"Livros e flores
Teus olhos são meus livros.
Que livro há aí melhor,
Em que melhor se leia
A página do amor?
Flores me são teus lábios.
Onde há mais bela flor, 
Em que melhor se beba
O bálsamo do amor?"

"Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento."

"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar."

"Imenso amor?Imenso amor, paixão, violentaacrescentando que talvez a definição já não coubesse bem ao atual sentimento da pessoa. Agora era uma adoração quieta e calada..."

Okay, agora fiquei em êxtase com o que ele escreve, dá pra notar que era a paixão dele, ele amava escrever, era um talento nato, espero chegar nesse nível um dia.
Bem, espero que tenham gostado, eu me esforcei...
Beijos

4 comentários:

  1. Por um mundo com mais Machado de Asis <3

    Visite meu mundo, O mundo de Sara Lupeti [ http://saralupeti.blogspot.com]

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de tudo que escreveu sobre ele, as partes em que você foi cômica também haha. Realmente, dá pra notar a paixão nas palavras que ele escreve. Amei esse.. É um poema, não? "Livros e flores", e as duas primeiras citações também são demais! Mas acho triste isso de beijar a esposa pensando em outra, triste pros dois lados. Sei lá, o amor devia pertencer-se a somente um alguém. Eu não gosto de ser volúvel -q Um dia quando eu tiver a oportunidade eu leio algum livro dele pra ver o que acho... *-*
    Bye

    palavrasincessantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Machado de Asis, um autor brilhante. Adoro as obras deles, ele é demais, ele expressa seus sentimentos de um modo belissimo, eu me apaixono por todo o seu trabalho, e não tenho do que criticar! Te recomento Clarice Lispector, e Vinicios de Morais, são demais! Beijos fica com Deus!

    Nova seguidora, espero tua visita!
    Luana Gabriely - VEP | http://voltinhasemparis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler Dom Casmurro. "Machadão" foi mesmo foda haha Só de ouvir falar dele já acho ele um cara/escritor incrível. Curti conhecer mais sobre a vida dele ♥ Beijão!

    www.garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

QUER COMENTAR? Vou adorar ler e responder seu comentário... Mas antes, leia isso:

- Fale palavrões se quiser, são apenas modos de expressão
- Sem ofensa.
- Sem xingamento.
- Sem "to seguindo, segue de volta"
- Fale sobre o post.
- Deixe seu link. (opcional)

Se você não seguir essas regras, seu comentário não aparecerá aqui e não retribuirei a visita.

VOU RETRIBUIR A VISITA DE TODOS QUE SEGUIREM ESSAS REGRAS.

Obrigada...
Atenciosamente,
A garota que lê e responde os comentários (que por sinal é a mesma que posta nesse blog)